Dos variados segmentos de mercado em que a injeção plástica atua, temos na região sul do país o líder nacional na produção de capacetes, identificado aqui como a Empresa A. A Empresa A estava com problemas na produção, com dificuldades de obter os resultados esperados do maquinário usado no período.
Foi então que a consultoria especializada do Grupo Alltech, realizou um diagnóstico e identificou o problema. A partir daí uma parceria com Empresa A foi estabelecida para alavancar a produção de injeção plástica com um projeto completo de automação e atualização de tecnologia.
Início do projeto
Para que os resultados fossem obtidos com exatidão, realizou-se uma investigação completa na injeção plástica sobre os problemas da produção desde o primeiro contato com o cliente. A solução só pode ser desenvolvida, se compreendido de fato o problema. Por isso o diálogo entre o cliente e o comercial/consultor é tão importante para concluir quais são os problemas e a causa deles, para enfim propor uma proposta sob medida.
Quando a Empresa A entrou em contato, estes foram os problemas encontrados na produção:
- Injetoras antigas e lentas
- Alto gasto em energia elétrica
- Máquinas paradas por tempo extensivo
- Elevado tempo de produção
É importante observar e listar os problemas, só assim conseguimos visualizar o que há de errado. Ainda mais importante, é estudar qual a solução mais adequada. Muitas empresas tem os mesmos tipos de problemas, mas ao apresentar uma solução, o resultado será único. Vários fatores fazem a diferença na hora de apresentar uma proposta que atinja os resultados esperados, como, por exemplo: a planta da fábrica, quantidade de funcionários, budget, estrutura da empresa, e até a cultura organizacional podem influenciar no resultado do projeto.
Solução do problema
Após toda a análise estrutural da empresa, nosso consultor elencou o projeto:
- Duas injetoras com placa dupla
- Dois robôs para automatizar o processo
Todos esses equipamentos são da nossa maior parceira e um dos maiores exportadores de injetoras de plástico da China, a Yizumi – que já está com seu TechCenter, no Perini Business Park, em Joinville/SC. Nossa fornecedora chinesa sempre mostrou, durante os anos em que a representamos, excelentes resultados e dezenas de clientes satisfeitos em todo o Brasil e desta vez não seria diferente. Sendo de tecnologia alemã, a Yizumi já é a segunda marca mais vendida de injetoras de plástico no mundo. Com diferencial de produzir injetoras com tecnologias de ponta e versatilidade de mercados com preços competitivos.
Resultados
As máquinas foram instaladas no primeiro trimestre de 2020 e o projeto de automação já começou a apresentar excelentes resultados:
- Aumento de produção de 16%*
- Diminuição de 80% de consumo de energia**
- Ciclos de 47 segundos (Antes eram ciclos de 56 segundos)
- Injetoras funcionando 100% do tempo
*Ciclos mais curtos permitiram o aumento de produção total | ** A energia tem hoje o consumo de 9,39 kw/h, quando nos maquinários antigos eram 45kw/h
Como resultado, nossa solução integrada, com foco em produtividade e precisão de resultados, agregando tecnologias de ponta, permitiram que Empresa A produza mais capacetes, de forma mais rápida, precisa e com economia de energia. O investimento já está dando resultados e nosso cliente está muito satisfeito com a aquisição!
Ficou interessado em nossas soluções? Entre em contato com a gente!
Veja mais: Injetora – Injetora de Plástico – Empreendedora – Centro de Usinagem