Fique por dentro
Notícias, eventos e artigos
Usinagem é um processo que utiliza máquinas operatrizes, como torno CNC, centro de usinagem ou eletroerosão a fio para promover o desgaste de matéria bruta e dar origem a uma peça de formato específico.
Leia também: Gerenciamento de ferramentas na usinagem: entenda a importância
A usinagem diz respeito ao processo de fabricação e moldagem de peças de metal, entre outros materiais, incluindo técnicas que envolvem múltiplos processos metalúrgicos para dar forma e acabamento aos objetos.
A moldagem por meio de torno vertical, por exemplo, aloca o material sobre uma peça da máquina e, à medida que o torno gira o metal, esse material passa a ser cortado ou moldado para dar origem a componentes específicos.
A seguir, compreenda melhor os tipos de operações na usinagem.
Tipo de operação realizado por abrasão e com o objetivo de promover o acabamento das superfícies de cunha cortante da ferramenta.
Trata-se de um método em que a parte externa da peça de metal é reduzida a cavaco, enquanto o núcleo permanece maciço.
O processo se utiliza de ferramentas multicortantes para obter quaisquer superfícies que sejam necessárias. A peça a ser trabalhada se desloca de acordo com uma trajetória retilínea, paralela (ou coincidente) ao eixo.
O mandrilhamento obtém superfícies de revolução por meio de ferramentas de barra. Nesse tipo de operação, a máquina gira faendo com que a peça se desloque seguindo uma determinada trajetória.
Esse processo utiliza abrasão para dar acabamento aos furos cilíndricos de revolução. O brunimento atua em trajetórias helicoidais, em que todos os seus grãos ativos geram abrasão ao entrar em constante contato com a superfície da peça. Com isso, a peça é capaz de se deslocar e girar axialmente em movimento alternativo.
Essa operação é utilizada para promover superfícies regradas por meio de movimento retilíneo alternativo da peça a ser trabalhada. A máquina trabalha com operações divididas em aplainamento de acabamento e aplainamento de desbaste.
O processo de escareamento tem como objetivo promover um furo cilíndrico em uma peça anteriormente já furada.
Esse processo visa obter um ou vários sulcos helicoidais de passo uniforme. Para isso, a peça a ser trabalhada gira e se desloca seguindo uma trajetória retilínea inclinada ou paralela ao eixo de rotação.
O torneamento é um processo muito comum nas operações de usinagem. Por meio de torno vertical ou torno horizontal, a peça de metal a ser trabalhada gira em torno do eixo principal de rotação da máquina, se deslocando simultaneamente (seguindo um trajeto coplanar com o eixo).
O processo de torneamento, quanto à forma de sua trajetória, pode ser curvilíneo ou retilíneo.
O torno vertical é uma das máquinas mais utilizadas pela usinagem. Seu papel é muito importante, uma vez que otimiza o tempo de produção e torna possível algumas etapas do processo de usinagem. Para obter todas as vantagens do torno vertical, é preciso adquirir o equipamento com fornecedor que realmente entende do assunto, como é o caso do Grupo Alltech.
O Grupo Alltech tem mais de 20 anos no mercado de máquinas operatrizes e oferece catálogo com torno vertical dos principais fabricantes do mundo. Confira os modelos no site e aproveite para conhecer toda a linha de maquinário para usinagem do Grupo Alltech.