Tem dúvidas sobre injetora de plástico? A seguir, obtenha respostas para perguntas comuns acerca dessa máquina industrial.
O que é uma injetora de plástico?
A injetora de plástico é uma máquina industrial amplamente utilizada para o processo de fundir e moldar plásticos de acordo com a demanda e molde selecionado.
Na moldagem de polímeros, o plástico é aquecido e depositado no molde, passa pelo resfriamento e, então, dá origem a uma nova peça.
Como escolher uma injetora de plástico?
Para escolher a injetora de plástico, é preciso considerar as especificidades de cada tipo:
As injetoras elétricas contam com várias vantagens para empresas que visam otimizar a eficiência energética, garantindo precisão na potência e redução considerável de tempo e de recursos para dar origem às peças, utilizando de um mecanismo que assegura a operação do motor apenas mediante uma operação.
Já as injetoras hidráulicas visam à alta precisão e ao baixo consumo de energia por meio de um servomotor que aciona as bombas hidráulicas, permitindo que a pressão e a vazão do óleo sejam capazes de abrir e fechar moldes.
As injetoras híbridas contam com seus próprios benefícios, sendo acionadas por um acumulador hidráulico de pressão que busca entregar altíssima velocidade e precisão.
Leia também:O que devo pensar para a comprar uma máquina injetora de plástico?
Como fazer peças de plástico injetado?
O processo de fabricação de peças por injetora de plástico é capaz de criar componentes injetando polímeros derretidos em um molde específico. O plástico preenche todo o molde, é resfriado e se solidifica, assumindo o formato da nova peça.
Em geral, o tipo de plástico mais utilizado por injetoras são os polímeros termoplásticos, porém é possível usar polímeros termoendurecíveis em alguns casos.
Dessa forma, indústrias podem gerar peças moldadas com alta precisão, mais complexas e em menos tempo a um custo menor.
Quais são os tipos de máquinas injetoras de plástico?
É possível afirmar que há três principais tipos de injetoras de plástico:
- elétricas;
- híbridas;
- hidráulicas.
Atualmente, as hidráulicas seguem representando a maioria no mercado brasileiro. É fundamental salientar que, para adquirir uma injetora de plástico, é preciso avaliar as demandas e necessidades da indústria, como os tipos de moldes, que produtos serão injetados, qual o dimensional, quanto pesa e se o fornecedor da máquina é confiável.