Fique por dentro
Notícias, eventos e artigos
A Indústria 4.0 e suas ramificações, como a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), englobam tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), robótica e computação em nuvem, para transformar as formas de produção na indústria – e no mundo.
Entenda como a realidade aumentada pode otimizar processos industriais e no que ela está relacionada com a realidade virtual.
A utilização de realidade aumentada possibilita a integração de dados e informações captadas para gerar uma projeção do cenário local. Os dados são provenientes da internet, de sistemas industriais, câmeras e GPS.
Na prática, a realidade aumentada elabora imagens que simulam uma representação do local, seus processos, equipes, demandas e máquinas.
Ao utilizar um equipamento de realidade aumentada, a equipe de uma indústria pode fazer todo o acompanhamento de dados de um processo de forma natural, o que inclui monitoramento da produção em tempo real, das operações de maquinário, assim como das próximas orientações de manutenção e segurança no chão de fábrica.
A realidade aumentada diz respeito a um tipo de tecnologia que, como o próprio nome sugere, aumenta a realidade em comparação ao que geralmente se vê.
Isso acontece a partir do uso de equipamentos integrados a dispositivos móveis, como tablets e smartphones, que permitem ao usuário ter uma visão expandida da indústria, dando acesso a vídeos, imagens, sons e gráficos.
O principal objetivo da realidade aumentada é otimizar e facilitar processos ao fornecer uma visão privilegiada de dados e de diversas situações.
A realidade virtual vai além da realidade aumentada e permite que o usuário interaja com determinados locais por meio de uma projeção de ambiente 3D (tridimensional), o que é possível graças a dispositivos tecnológicos desenvolvidos para esse fim, como é o caso dos óculos de realidade virtual.
Em um cenário de realidade virtual, o usuário pode utilizar tecnologia para explorar possibilidades a serem aplicadas na indústria visando aumentar a qualidade e a produtividade dos processos.
Importante: combinar a realidade aumentada e a virtual pode melhorar significativamente a eficiência na indústria. Ambas as tecnologias possuem grande potencial de aumentar a produtividade e identificar possíveis erros de execução.
A realidade aumentada visa tornar processos mais eficientes. Dentro de uma indústria, essa tecnologia atua:
As tecnologias de realidade aumentada e virtual ajudam na elaboração do plano de funcionamento da fábrica organizando cada processo e as responsabilidades por colaboradores e mostrando dados, como tempo de produção e fluxo de cadência das etapas.
A realidade aumentada ajuda gestores e administradores a monitorarem de perto os operadores de máquinas, ou seja, se estão utilizando os equipamentos de segurança e se está tudo certo para que a operação seja realizada de maneira segura.
A utilização de realidade aumentada na indústria também possibilita que especialistas acompanhem as atividades de manutenção de todo o ciclo produtivo.
Os operadores podem realizar a manutenção de equipamentos e máquinas, por exemplo, recebendo auxílio remoto dos especialistas, assim como instruções, a partir de um dispositivo móvel.
Os benefícios de utilizar tecnologias da Indústria 4.0, como realidade aumentada e virtual, envolvem a visualização de todos os processos com mais clareza, o acompanhamento das demandas, para assegurar que sejam finalizadas dentro do prazo, assim como a identificação precoce de falhas.
Outros benefícios são:
O Grupo Alltech sabe a importância que a Indústria 4.0 representa para o setor e, por isso, oferece soluções para otimizar a qualidade e a produtividade de seus clientes.
Hoje, o Grupo Alltech possui profissionais especialistas em robotização, realidade aumentada, realidade virtual e Internet das Coisas, justamente para ajudar o Brasil a revolucionar os processos de usinagem e injeção plástica.
Entre em contato aqui pelo site e saiba como dar os primeiros passos em direção à Indústria 4.0 com ajuda do Grupo Alltech.