Fique por dentro
Notícias, eventos e artigos
A indústria brasileira está sendo transformada pelos avanços tecnológicos proporcionados pela Indústria 4.0.
Hoje, vamos falar sobre a Inteligência Artificial (IA), aplicabilidades na indústria e como está mudando o mercado de trabalho brasileiro.
A Artificial Intelligence (IA), ou Inteligência Artificial, pode ser entendida como um avanço tecnológico que permite às empresas operarem com sistemas que utilizam inteligência similar à humana, transpondo o comum, ao ponto de uma máquina tomar decisões de forma autônoma, baseando-se em bancos de dados gigantescos.
A Inteligência Artificial utiliza computação em nuvem para armazenar grandes quantidades de dados com mais segurança. Ao menor sinal de ataque, os responsáveis são avisados e têm tempo de reduzir os riscos causados por hackers.
Por meio de sistemas integrados, a indústria pode conectar todas as áreas e promover a automação de processos. Essa automação é responsável pela melhoria no uso dos ativos, aumento da produtividade, otimização da tomada de decisões e redução de custos.
A adoção de Inteligência Artificial pela indústria promove o uso de energias limpas, o que corrobora com a redução de custos e com um fornecimento de energia elétrica otimizado.
A Inteligência Artificial veio para revolucionar a indústria, sendo um dos pilares da Indústria 4.0 no Brasil e no mundo.
As principais vantagens da Inteligência Artificial na linha de produção de uma indústria são:
Por meio de Inteligência Artificial, a indústria pode reduzir o quadro de funcionários ou alocar times para cuidar de áreas mais estratégicas. Dessa forma, é possível cuidar melhor do negócio, lucrar mais e reduzir custos.
Por exemplo, uma indústria que possua site pode investir no uso de robôs para começar um atendimento com fornecedores, possíveis parceiros e clientes. O atendente humano só é solicitado quando for realmente necessário.
As máquinas automatizadas, por meio de algoritmos inteligentes, podem desempenhar suas funções de forma muito mais eficiente e se manter bem menos suscetível a erros.
Uma vez que os algoritmos não dependem de humanos, é improvável que sofram com qualquer tipo de fator externo.
O aumento do lucro é, com certeza, uma das vantagens mais visadas na Indústria 4.0, quando o assunto é Inteligência Artificial.
Ao alocar uma equipe de profissionais para cuidar de processos mais importantes e deixar as máquinas com o trabalho pesado, promove-se um ambiente mais assertivo em processos e com otimização do tempo, o que corrobora com os lucros do negócio.
Com tantas mudanças promovidas pela Indústria 4.0 e pela Inteligência Artificial, o mercado de trabalho precisa se adaptar a essa nova realidade.
É fundamental que os profissionais se atualizem em relação às técnicas de programação, à análise de dados e à robótica colaborativa.
Métodos que envolvem o estímulo à criatividade, competências socioemocionais, liderança, comunicação e empreendedorismo também são muito importantes para a incorporação de tecnologias de ponta no chão de fábrica.
A Indústria 4.0 e suas tecnologias, como a Inteligência Artificial, já são uma realidade no Brasil e no mundo. As máquinas estão se tornando inteligentes e possibilitando processos mais automatizados. Ao invés de temer essas mudanças, os gestores devem investir em maneiras de se preparar para adotar a Inteligência Artificial.
Você pode dar os primeiros passos com auxílio do Grupo Alltech, que fornece máquinas de grandes fabricantes do mundo, já com automação industrial avançada, para começar a implementar os princípios da Indústria 4.0 na fábrica.
Conheça os produtos e serviços de robótica do Grupo Alltech aqui no site.