A usinagem é um dos principais setores da indústria e segue em constante evolução tecnológica, sempre em busca de atualizações que possibilitem o aumento da produtividade, da agilidade, da qualidade e da segurança, assim como a diminuição dos custos.
Acompanhe as principais tendências da indústria e da usinagem atualmente:
Tendências para a indústria que influenciarão a usinagem
As principais tendências da indústria para a usinagem são:
Indústria 4.0
A Indústria 4.0, ou 4ª Revolução Industrial, é uma tendência que veio para ficar e transformar o chão de fábrica por meio de tecnologia, computação, processos mais eficientes e uma produção mais personalizada, levando em consideração as demandas do mercado e a qualidade do que é produzido.
Automação industrial
A automação industrial é muito importante para deixar a produção alinhada com as metas da indústria e potencializar a eficiência dos processos.
É uma forma de viabilizar um uso mais inteligente de tecnologias e, dessa forma, prevenir falhas do trabalho humano, promovendo uma atuação conjunta entre máquinas de ponta e pessoas.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é um conceito que está em grande evidência no mercado. Com ele, máquinas de usinagem passaram a se conectar à internet e oferecer mais eficiência ao chão de fábrica.
Graças à IoT, é possível acompanhar, mensurar e mediar todos os processos da cadeia produtiva, gerando relatórios que auxiliam na tomada de decisão e na otimização para ampliar a qualidade do que é produzido e, consequentemente, as oportunidades de negócios.
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial é outra grande tendência para o setor da usinagem. Ela permite que fábricas e indústrias dos mais diversos setores utilizem softwares inteligentes para o processamento de bancos com grande quantidade de dados.
Essa análise de dados indica tendências, padrões e possibilidades que podem contribuir para a tomada de decisões, a identificação de melhorias e a compreensão do que está dando certo até o momento.
Na prática, a IA representa um grande potencial competitivo, já que pode ser utilizada para análises avançadas e permite o aprendizado das máquinas, que passam a interpretar tendências do sistema, comportamentos da linha de produção assim como eventos que influenciam as decisões.
Dessa forma, a própria máquina torna-se apta a realizar ações. A projeção é de que a Inteligência Artificial cresça cada vez mais nas próximas décadas.
Big Data Analytics
Impossível falar de análise de bancos de dados sem citar o Big Data Analytics. Basicamente, essa tecnologia promove estratégias de cruzamento de dados, traçando correlações e tendências para fazer projeções do futuro.
Os insights providos pelo Big Data ajudam a identificar tendências, oportunidades e possíveis formatos de personalização de produtos.
Por isso, é muito importante investir nessa área e em profissionais que entendam de Big Data para encontrar formas de melhorar ainda mais os resultados.
Simulação
Como o próprio nome sugere, a simulação desenvolve uma representação virtual de uma planta, de processos ou até mesmo de uma máquina visando traçar projeções e possibilidades.
Na indústria, esse processo recebe o nome de “gêmeo digital” e permite aos gestores simular e operar uma máquina no plano virtual para observar como ela se comportaria no mundo real.
Com isso, a indústria diminui riscos, custos e o tempo envolvidos no comissionamento real ao dar aos profissionais a chance de testar e otimizar etapas da produção.
Fique por dentro das tendências de centros de usinagem CNC
O Grupo Alltech fornece as principais e mais tecnológicas máquinas de usinagem, como centros de usinagem CNC, tornos, injetoras, entre outros tipos de maquinário industrial para empresas dos mais diversos setores.
Confira o amplo catálogo de máquinas de usinagem do Grupo Alltech e siga as principais tendências do mercado para trazer mais tecnologia ao chão de fábrica.