Tire suas dúvidas sobre injetora de plástico em nosso FAQ:
A injetora de plástico é uma máquina presente em indústrias e fábricas, sendo utilizada no processo de fundição e moldagem de plásticos para o desenvolvimento de peças pré-determinadas.
Na moldagem por injetora de plástico, os polímeros são aquecidos e depositados no molde. Em seguida, passam pelo resfriamento e dão origem à nova peça.
A injetora de plástico é um tipo de maquinário para o processamento de polímeros e criação de novas peças que também serão utilizadas pelo setor industrial. Durante a operação, um tipo específico de plástico é aquecido e injetado em um molde.
A partir disso, basta passar pelo resfriamento para liberar a extração da peça. Atualmente, é possível encontrar diversos modelos e tamanhos de injetoras no mercado.
Antes de adquirir uma máquina, é preciso estudar qual o modelo mais adequado para as tarefas que devem ser realizadas.
Saiba mais: Injetora de plástico: como funciona o processo de injeção
Essas máquinas estão presentes no chão de fábrica, sempre rodeadas de operadores, e trabalham em alta velocidade, por isso envolvem riscos aos trabalhadores.
Para evitar os riscos de acidentes com as injetoras de plástico, é preciso que os operadores responsáveis sejam devidamente qualificados de acordo com as normas de segurança, além de receberem treinamentos constantemente.
Dessa forma, é possível desenvolver as competências necessárias em toda a equipe e promover os cuidados para mitigação dos riscos que envolvem a injetora.
Além disso, é fundamental adquirir injetoras de plástico de qualidade, diretamente dos melhores fabricantes do mundo, como as fornecidas pelo catálogo do Grupo Alltech.
Saiba mais: O que levar em conta ao pensar em comprar uma máquina injetora de plástico
Há mais de um tipo de máquina injetora disponível no mercado. Os principais são:
As injetoras hidráulicas costumam ser as mais utilizadas no mercado nacional, mas, de toda forma, antes de adquirir esse maquinário, é preciso considerar o tipo de molde que será utilizado na máquina, o tipo de produto que será injetado (peso e dimensional) e o tipo de polímero a ser injetado.
Uma injetora de plástico é composta por:
Após passar por todos esses componentes, a nova peça é ejetada para fora do molde por meio dos pinos ejetores.
Em geral, os plásticos podem ser categorizados em termoplásticos, duroplásticos e elastômeros. Normalmente, os materiais mais utilizados na injeção de plástico são os termoplásticos, sendo os mais importantes polímeros no setor industrial.